O que é o Outubro Rosa?


Dentre as 12 campanhas de prevenção a saúde, existe uma que ganhou grande visibilidade e que fez com que as outras campanhas desse tipo fossem fortemente impulsionadas: O Outubro Rosa.


Nasceu na década de 1990 na corrida pela Cura em Nova York e ganhou notoriedade mundial. Seu objetivo é alertar a população sobre os riscos do câncer de mama e principalmente fazer com que as pessoas discutam sobre isso, impulsionando a informação, contribuindo assim para a redução da mortalidade feminina.


Sabia que entre todos os cânceres, o de mama é o que mais mata mulheres no mundo? Você sabe quando precisa fazer os exames preventivos? Qual a importância de um diagnóstico precoce? Ou quais os tratamentos disponíveis?


É comum que as respostas para essas perguntas sejam “não”, por esse fator a discussão sobre o assunto, não somente entre as mulheres mas sim de toda comunidade, é de extrema importância. As respostas a essas perguntas devem chegar para todas as mulheres de algum modo, o foco aqui não é necessariamente a realização de mamografias, mas sim o acesso à informação, informação essa muitas vezes impedida por conta de tabus existentes, assim como acontece no agosto azul, mês contra o câncer de próstata.


Segundo o Inca (instituto nacional do Câncer), as mortes por conta da doença continuam elevadas devido ao diagnóstico tardio.


O governo brasileiro adota várias medidas de campanhas publicitárias, visando melhoria do cenária da população. Graças a campanhas desse tipo, a informações mínimas estão chegando à casa de várias mulheres.


Claro que as ações dessas campanhas precisam ser melhoradas de forma que o as mulheres percebam a importância da adoção e assim haja incentivo para a prevenção e autoexame. Muitos passos ainda devem ser feitos, mas com a comunidade e empresas divulgando e abraçando a causa, a informação chegará com mais qualidade e para mais pessoas.


A Yukari Design apoia a causa e está junto ás mulheres nessa luta, confira uma lista de como fazer o autoexame:


1 - No banho ou deitada na cama, coloque a mão atrás da cabeça. Com os dedos da mão contrária, realize movimentos circulares, iniciando pelo mamilo e se estendendo cuidadosamente por toda mama, até chegar à axila.

2 - Depois, fique de frente para o espelho. Com os braços abaixados ao longo do corpo, observe o aspecto das suas mamas. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça, e veja se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Para finalizar, aperte o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

3 - A constatação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer. Por isso, se alguma anormalidade for constatada, é preciso procurar um especialista para fazer um exame completo.

Quadros LGA. O diagnóstico do câncer de mama [Internet]. São Paulo; 1998 [acesso em 2014 set 24]. Disponível em: http://www2.unifesp.br/dgineco/diagnostico.htm#autoexame

POSTS EM DESTAQUE
POSTS RECENTES
PROCURAR POR TAGS
SIGA
  • Facebook - Yukari Design
  • Instagram - Yukari Design
  • Linkedin - Yukari Design

© 2020 by Yukari Design. Todos os direitos reservados.